Translate

Entrevista - Pr. José Bartolomeu - Chamado no Banco?


Sejam bem vindos!
Hoje teremos a presença de mais um pastor, o José Bartolomeu.
Este homem é uma benção, Deus ministra grandes palavras através de sua vida.
Tenho certeza de que ele tem muito a nos acrescentar hoje!
Hoje vamos falar de "Chamado de Deus". Vamos nessa?



Lend-O-Palavra: Seja bem vindo pastor! É uma honra ter o senhor aqui batendo este breve bate-papo, sei que acrescentará muito em nossas vidas e mais uma vez sejas bem vindo!
E aqui é assim pastor, já começo perguntando! (hehehe)
Como foi sua conversão? já havia alguém evangélico na sua família?

Pr. José: Minha conversão aconteceu num momento muito difícil da minha vida, onde estava enfrentando uma profunda crise financeira e parecia que todo o mundo estava desmoronando! Porém, mesmo não sendo crente, costumava ser bastante religioso e nunca abri mão da leitura bíblica. Então, nessa circunstância passei a sentir mais desejo de mergulhar na Bíblia, comecei a ouvir louvores (que também já ouvia antes) e iniciei a ouvir pregações bíblicas de pastores. E aqui tudo ficou mais claro, percebi que alguém estava mudando meus pensamentos, desejos e vontades, a ponto de não me sentir bem nas baladas (fato impactante para mim que vivia nelas). Fui convidado a ir ao culto dominical na IBMC e após dois domingos não resisti àquela Graça que fortemente me desmantelava por dentro e mostrava quem realmente era e do que necessitava! Aprouve ao Senhor confessá-lo publicamente ouvindo 1 Sm 3 e a história do missionário Samuel Morris!

Lend-O-Palavra: Como o senhor teve a certeza do chamado de Deus em sua vida?

Pr. José: Me lembro que estava lendo o Livro Uma vida com propósito e logo no primeiro capítulo fala sobre o propósito de Deus na vida do homem, o que muito me impressionou! Daí passei uma semana fazendo jejum e orando a Deus em busca do seu propósito na minha e vida. Quando cheguei ao trabalho na sexta-feira às 07:15 um irmão chamado Manuel passou por mim e me cumprimentou  mas logo em seguida voltou e me disse: Deus ouviu suas orações e manda lhe dizer que terás a sua Palavra no teu coração e pregarás a muitos! Não aguentei e algo muito forte confirmava aquelas palavras no meu coração! E com o passar do tempo realmente Deus foi me direcionando para o ministério pastoral.

Lend-O-Palavra: Ainda há muita gente confundindo a vontade própria de pregar o evangelho com a vontade de Deus? Porque o senhor acha que acontece?

Pr. José: A vontade de anunciar o Evangelho deve existir em todo coração transformado pelo poder de Deus, inclusive quem acha que anunciar é um chamado específico está extremamente enganado é uma ordenança a Igreja.Todavia, ser chamado para um ministério é muito diferente, é algo que parte do próprio Deus e não do homem. Talvez as pessoas tenham desejado tanto o ministério, porque hoje ele é visto como título (status) e não como ofício. Muitos almejam ser pastor ou pregado porque isso também lhe confere espiritualidade. Outros, simplesmente pelo aspecto financeiro por achar que dá dinheiro. E ainda outros, pela ideia do nepotismo religioso, meu avô foi pastor, meu pai é pastor, então eu serei pastor! O ministério pastoral exige muito do servo e deve ser encarado com muita seriedade e responsabilidade, pois Deus de tudo nos pedirá contas!

Lend-O-Palavra: Vemos que o campo missionário ainda precisa de muitos trabalhadores, o senhor acha que parte desta falta parte da omissão de alguns chamados? Da mesma forma que há gente confundido o chamado de Deus com o próprio, há pessoas que estão achando que o chamado de Deus pra vidas delas pode ser algo da "cabeça" delas?

Pr. José: Não penso que esteja atribuindo o chamado de Deus a coisa das suas cabeças. Porém, acredito que a ideologia atual que prega o comodismo, a boa vida, o hedonismo (prazer), o egocentrismo (eu no centro), o humanismo, o existencialismo, o utilitarismo e outras mais, isto sim tem nos influenciado a não obedecermos ao chamado missionária (principalmente aquele que requer mudança de ambiente). No último Congresso Brasileiro de Missões em 2011, fomos informados que o Brasil hoje envia menos missionários que a Índia, um dado alarmante, porque a índia era e ainda é alvo das Missões transculturais, mas mesmo assim tem se envolvido mais do que o Brasil. Entretanto, acho que estamos vivendo o reflexo do evangelho anunciado em nosso Brasil, um evangelho misturado, adaptado  que não causa nenhum impacto social a não nos números... 

Lend-O-Palavra: Sabemos que nem todos são chamados para o campo missionário ou para ministrar em igrejas, mas todos somos chamados para contribuir com o Reino do Pai de alguma forma.
Na sua opinião, por que vemos hoje tantas pessoas no "banco" da igreja? Qual a consequência deste ato para a vida destas pessoas? Há alguma?

Pr. José:  Bem, as pessoas não perderão a salvação porque deixaram de responder a sua vocação. Mas, também não desfrutarão da experiência de serem canais da misericórdia do Senhor. Também percebo que as vezes a própria igreja se torna um obstáculo no serviço do Senhor. E por fim, como já falei acho que a influência ideológica tem conduzido os crentes a transferirem sua responsabilidade para os outros! É bem verdade que essas respostas são fruto de uma visão limitada e imprecisa. Porém, poderíamos promover uma pesquisa dentro da igreja para obtermos melhores resultados quanto a este assunto, que tal?

Lend-O-Palavra: Tudo para engrandecimento do Reino pastor, quem sabe na próxima entrevista!

Lend-O-Palavra: Pra encerrar pastor, deixe um recado para as pessoas que estão sentindo de Deus e ainda estão confusas quanto a isso e para aqueles que ainda estão sentados nos bancos da igreja!
Manda pastor!

Pr. José: Bem meus amados, primeiramente a confusão não é um sentimento que acompanha o chamado de Deus, pois neste o nosso coração se enche de paz! E mesmo tenhamos qualquer motivo para não servimos a Deus, quero levá-los a pensar na experiência positiva e enriquecedora que é ser usado por Deus no cumprimento dos seus propósitos! Certamente é indescritível a sensação e o gozo nutrido em nossos corações pelo próprio Deus. Lembrando que para servirmos ao Senhor nem sempre é necessário estarmos engajado nos serviços da igreja, mas estarmos frutificando na obra do Senhor, porque muitas vezes, vemos irmãos que não estão envolvidos na igreja, mas desempenham um trabalho maravilhoso fora da igreja! Em contrapartida, há alguns que estão servindo a igreja, mas não ao Senhor da igreja. Portanto, que busquemos servir ao Senhor, dentro ou fora da igreja, seja onde for, sejamos sempre servos voluntários do Senhor e prontos para ouvir a voz do Seu chamado!
Que Deus vos abençoe!


Bom pessoal, mais uma vez muito obrigado por tudo!
Fique convidado pastor a postar palavras de Deus aqui no blog e a voltar com entrevistas, que Deus te abençoe!
Pastor José, muito obrigado por seu bate-papo conosco, foi uma honra para nós te-lo aqui, és sempre bem vindo! Deus te abençoe!


Fiquem na Paz de Deus, e até a próxima!

Emerson Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário