Translate

Entrevista - Pr Linaldo Junior - Música e Ministração

Sejam bem vindos e comportem-se pois hoje temos um pastor na casa! (hehehe)
Hoje vamos ter a honra de falar com o Pr. Linaldo Júnior, pastor na igreja batista apostólica Shalom.
Pr. Júnior é um amigo meu e sei que ele tem muito de Deus para nós, por isto chamei-o para esta entrevista.
Alem de pastor formado em Teologia, também é musico e ministro de louvor.
Vamos conhece-lo um pouco mais?



Lend-O-Palavra: Seja bem vindo pastor júnior, é uma honra ter um pastor concedendo uma entrevista no meu humilde blog! E já começamos com uma pergunta, como e quando teve a certeza do chamado para o ministério da palavra?

Pr. Linaldo Junior: Obrigado pelo convite... Eu era exageradamente timido; a primeira vez, por exemplo, que peguei em um microfone publicamente, tinha 19 anos, quando fui “convocado” para dirigir um culto; tremi bastante neste dia! rsrsrs. Mas me recordo que desde novo sempre me interessei pela pregação. Quando tinha 06 anos, “preguei” pela primeira vez a Palavra, no nosso culto doméstico, embora que foi uma mensagem um tanto quanto,  digamos, engraçada! rsrsrs. Mas chamado, no sentido de despertamento consciente para tal, de forma inexorável e com convicção, foi quase aos 20 anos. Sempre dizia que jamais iria ser pastor e muito menos um pregador; mas um dia eu fui orar, por uma causa específica da minha vida (que não tinha nada haver com chamado), e de repente, comecei a chorar e falar: “tá bom Senhor, eis-me-aqui”!! Ao me levantar, havia brotado uma certeza tremenda de servir ao Senhor através também da proclamação do evangelho. Como que do nada, veio um “tudo” de fé e vontade por tal.

Lend-O-Palavra: Pastor já que o tema de nossa conversa é Música e Ministração, vamos ao que interessa (hehehe), nas igrejas hoje é comum vermos alguns conflitos sobre técnica e "vida com Deus" o que o senhor acha sobre isto?

Pr. Linaldo Junior: A igreja historicamente, de formal geral, sempre foi muito radical neste assunto; temos sempre uns que vão para um extremo, e outros que vão para o outro; e poucos que caminham em um sensato equilíbrio.. Eu entendo que técnica é apenas uma parte de um todo. A vida com Deus é o ponto macro, que deve ser presente em quem deseja utilizar a musica, a serviço da glória do Senhor. Alguns desejam só técnica, e outros apenas unção... embora sei que muitos não tem técnica, mas com unção e propósito, fazem algo para Deus tremendo através da musica. O que acho terrível, é quando tem técnica demais, mas vida com Deus “zero”, ou mesmo se tenta ter “unção”, e de igual forma, sem vida piedosa e realmente cristã. Ai, de vez de seguir uma carreira artística e secular, quer fazer “adoração”. Não dá, é terrível! Sem compromisso, oração, leitura da Palavra, unção, etc. no máximo conseguirá sucesso no sentido humano; mas jamais cumprirá a vontade de Deus. Quando a adoração é de fato para Deus, ela acontece primeiro no coração; fazendo assim amarmos a Deus, ao próximo, ao mundo; e isto sem reservas, omissões e mentiras. Também ressalto que muitos músicos cristãos querem é na verdade, apenas serem famosos, ter reconhecimento, ser estrelas; é triste isso, mas acontece bastante. Além do que talento não é mais importante do que ter caráter!

Lend-O-Palavra: Pastor, quais são as dificuldades que o senhor vê hoje para que o louvor alcance o que tem de alcançar?

Pr. Linaldo Junior: Falta em nosso contexto, muita sinceridade, verdade, amor ao Senhor e ao próximo. Por exemplo, tem muitos “papagaios” em nosso meio; não que não possa haver influência e referências, mas vejo que o Louvor tem sido muito em “vãs repetições”. Inúmeras bandas e grupos reproduzem apenas o que outros fazem, ou caminham até mesmo forçando a "unção"; mas musica cristã de qualidade, é aquela sincera, verdadeira, e assim então, de Deus e para glorificar Ele!

Lend-O-Palavra: Qual sua visão sobre o "peso" do Louvor e da Ministração na igreja? O louvor é menos respeitado do que pregação da palavra?

Pr. Linaldo Junior: Mais uma vez, eu percebo muita gente lidando de forma muito extremista sobre isso. O louvor, porém, tem seu lugar e a pregação o seu. Agora, a proclamação e pregação da Palavra de Deus é o meio macro que Ele escolheu, por Sua soberana vontade, para levar os perdidos a salvação, edificar a Igreja e gerar fé genuína ao Seu povo;  O apóstolo Paulo declarou: "Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação" (I Corintios 1:21). Quando o louvor tem a “vibe”, motivação e intenção no lugar certo, além de exclusivamente adorar e glorificar ao Senhor, as coisas se encaixam naturalmente, sem conflitos. Agora há “guerras” que acontecem, pelo fato de pregadores e músicos, desejarem às vezes na verdade aparecer mais que Cristo, e serem egoístas suficientes, para fazer do culto uma plataforma de exibição artística e de autoritarismo até.

Lend-O-Palavra: Vejo que as bandas das igrejas de hoje não tem uma visão fora das paredes da igreja, o que o senhor acha sobre isto?

Pr. Linaldo Junior: De fato Deus chama alguns para ficarem mais “de dentro”, fazendo a “adoração congregacional”, etc. Mas a questão é que muita coisa tem circulado apenas por dentro da igreja. O maior campo missionário é aquele que está bem na nossa frente, todos os dias: o coração necessitado do homem e da mulher, que anseia pela presença de Deus! Deus precisa de profetas que estejam em "Israel", e outros que vá para "Niníve"; e esta "Niníve", está em todos os lugares, às vezes, bem de frente das igrejas. Poucas bandas tem tido a motivação de ir para além da igreja: algumas não vão por falta de apoio e recursos, outras na verdade, por estarem nem aí para isso. O pior é quando até querem ir para fora, dizem que é com propósito de evangelizar, mas na verdade tem como única intenção, ser um “pop-star”. É triste ver que usem a fé evangélica, como pretexto para egoísmos e desejos carnais.

Lend-O-Palavra: Pastor, para encerrarmos este pequeno bate-papo, qual a mensagem que o senhor quer deixar para os ministros de louvor e pastores das igrejas, como um conselho para igrejas e ministros, Manda aí pastor!

Pr. Linaldo Junior: 

  1. Retornem a simplicidade do evangelho;
  2. Voltem a pregar, viver e cantar a graça de Deus, por Sua graça, sem as desgraças deste anti-evangelho fraudulento, mercantilista e paranóico que vemos por aí. O povo carece de amor, e por isso que levar o evangelho é tão simples, nesse sentido!
  3. Hoje em dia, muitos querem Jesus como Salvador, mas não como Senhor; querem a bênção da salvação, mas não o compromisso da submissão: cuidado!
  4. Digo a todos os ministros: saibam que é necessário haver arrependimento; a ira de Deus, por causa do pecado, cairá sobre todos os que não nascerem de novo.
  5. Tudo que a teologia fala sobre Deus, revela que na verdade pouco sabemos sobre Ele... Mas pelo fato de Ele saber tudo sobre nós, isto então é suficiente e eficiente para seguir e ter fé!
  6. Sejamos todos sinceros, verdadeiros, e que amam de fato a Deus, acima de tudo.
  7. Os pobres e necessitados precisam de nós; precisamos de gente de Deus, que faça uma verdadeira revolução de amor.
  8. Sem humildade, Deus não se agradará de nós;
  9. Adoração é algo para o Senhor; então não adianta ta usando certas musicas que não tem nada disso, e dizendo: “é para adorar ao Rei”...
  10. De fato e em amor, vivam para Jesus; façamos tão somente o que Ele quer.

Bom pessoal, este foi nosso pequeno bate-papo com o Pr. Linaldo grande um grande amigo meu.
Mais uma vez muito obrigado Pr. Junior por me conceder tamanha honra!
Quem quiser entrar em contato com ele pode acessar o blog dele tá ai! >> http://www.prlinaldojunior.blogspot.com.br/
No site tem todas os contatos do Pastor para você conhece-lo e bater aquele bom papo!

Até a próxima e fiquem na paz!

Emerson Souza 



4 comentários:

  1. Parabéns meu amigo pastor Linaldo, sempre te admirei, agora mais ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rô... vc tem sido uma bênção para mim e muitos. Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado Júnior!
      É bom mesmo!! hehehe eu é quem agradeço!

      Excluir